Recomendações sobre Coronavírus para pacientes oncológicos

Tratamento da Helicobacter pylori em pessoas com história familiar de câncer gástrico pode reduzir risco de desenvolver a doença Além de seguir as recomendações de higiene, pacientes devem cuidar da alimentação

Tratamentos contra o câncer, como químio e radioterapia, podem enfraquecer o sistema imunológico do corpo; pacientes devem redobrar a prevenção contra COVID-19

Pessoas com doenças cardiovasculares, no aparelho digestivo ou respiratório e em tratamento contra o câncer ficam com o sistema imunológico mais debilitado e, por isso, são consideradas mais propícias a contrair o Coronavírus e desenvolver a doença.

Fique atento às recomendações de prevenção que devem ser seguidas por toda a população, especialmente, pacientes oncológicos, familiares e amigos.

Higiene

1. Lave - com frequência - as mãos até a metade dos pulsos, esfregando também a parte interna das unhas;
2. Mantenha lenços descartáveis e desinfetante à mão para limpar objetos tocados frequentemente;
3. Mantenha superfícies de sua casa e escritório higienizados com álcool 70;
4. Ao tossir e espirrar, leve a parte interna do cotovelo ao rosto;
5. Incentive as pessoas mais próximas a você a praticar boa higiene para limitar sua exposição a germes.

Saúde em dia

1. Verifique se o seu calendário de vacinas está em dia, incluindo, as vacinas contra gripe. Converse com seu médico para
saber se seus entes queridos também devem atualizar a vacinação. As imunizações são especialmente importantes porque os tratamentos contra o câncer enfraquecem o sistema imunológico do corpo;
2. Evite multidões, assim como cumprimentar com beijos, abraços e apertos de mãos;
3. Mantenha 1 metro de distância de pessoas tossindo ou espirrando;
4. Não negligencie os sintomas parecidos com os da gripe. Na presença de febre, tosse, dor muscular, cansaço, falta de ar e início de pneumonia converse com seu médico;
5. Se você tem planos futuros de viajar, converse com seu médico;
6. Evite sair de casa e use máscara caso apresente sintomas.

Cuide da imunidade com boas práticas

1. Durma bem;
2. Mantenha a alimentação equilibrada com a ingestão regular de legumes, vegetais, frutas, cereais etc.;
3. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia;
4. Pratique atividades físicas, mesmo que leves.

Casos no Brasil

Até o dia 10 de março, 31 casos do novo Coronavírus haviam sido confirmados no Brasil. Até o momento, a região Norte é a única a não apresentar nenhum caso positivo. Em todo o país, há 930 casos suspeitos, segundo números do Ministério da Saúde, a maioria nas regiões sudeste (567) e sul (188).

Em todo o mundo, o número de pessoas infectadas pela Covid-19 chegou a 105.836, das quais 3.595 faleceram, em 98 países e territórios, aponta um balanço da AFP feito com base em fontes oficiais no domingo (8).

Fonte: Ministério da Saúde, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e Agência Folha Press (AFP).