MÍDIA

Dia 4/2: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER. Oncologista alerta para a incidência, diagnóstico correto e a prevenção do câncer hereditário.

A Personal Oncologia possui os melhores pirofissionás e técnicas modernas e eficientes no combate, prediagnostico e tratamento ao cancer

Estudos mais recentes apontam que, ao contrário do que se supunha no passado, os fatores hereditários são a causa de cerca de 32% dos casos de câncer, alerta o oncologista, professor e pesquisador André Márcio Murad, do Hospital das Clínicas da UFMG e da Clínica Personal - Oncologia Personalizada e de Precisão. Belo Horizonte.

O câncer é causado em 60% a 70% dos casos por fatores ambientais, que são classificados em químicos, físicos e biológicos. Como agentes químicos, destacam-se o tabaco; a dieta inadequada (dieta rica em gordura e proteína animais, hipercalórica, com excesso de carnes vermelhas, salgadas, embutidas, enlatadas ou artificialmente conservadas e pobre em produtos vegetais, como legumes, verduras, frutas e grãos), o álcool, alguns medicamentos e vários agentes ocupacionais, como solventes orgânicos, anilina, asbesto, além de fuligem de motores movidos a combustíveis fósseis e agrotóxicos e pesticidas. Como agentes físicos, destaca-se a exposição à luz solar e à irradiação ionizante, como a exposição ao radônio, equipamentos de radioterapia ou compostos radioativos.

APLICAÇÕES CLÍNICAS DA BIÓPSIA LÍQUIDA

Dr. André Murad Cliníco Oncologico Especializado em Belo Horizonte e nos Estados Unidos

Paciente de 68 anos portador de adenocarcinoma de Cólon metastático, em tratamento com FOLFOX-CETUXIMABE e apresentando progressão de doença. Pesquisa por PCR-RT de mutação RAS no tumor primário havia sido negativa. Realizada biópsia líquida com tecnologia dd-PCR (PCR digital em gotas) de alta sensibilidade que identificou mutação KRAS em DNA tumoral circulante com fração alélica de 0,9%, o que indica resistência tumoral aos anticorpos ANTI-EGFR, como o cetuximabe. O tratamento foi trocado para FOLFIRI-Bevacizumabe. Após o primeiro ciclo, redução substancial dos níveis séricos de CEA. AMM

Continue lendo

Moradores de Paracatu temem risco de contaminação por arsênio

Dr. André Murad Cliníco Oncologico Especializado em Belo Horizonte e nos Estados Unidos

Análise de afluentes e moradores próximos à mina de ouro da cidade mostra níveis elevados do semi-metal. Mineradora Kinross Gold garante que descarte do material é feito em local apropriado e em tanques específicos selados.

Além do temor de que as barragens localizadas na cidade de Paracatu sejam palco de uma nova tragédia, semelhante a de Mariana ou de Brumadinho, os moradores do município estão assustados com as suspeitas de que a mineradora Kinross Gold Corporation, empresa canadense, esteja contaminando afluentes do local com arsênio, um semi-metal altamente tóxico. Além de ser cancerígeno, também é causador de diversas doenças.

Continue lendo

Estudo aceito para apresentação no Congresso Anual do AACR

Pesquisa Oncoalvo 2019

Ter um estudo aceito para apresentação no Congresso Anual do AACR - American Association for Cancer Research é uma honra e uma satisfação para nós, os autores! Parabéns, @casalidarocha e @ju_gcarneiro !

Continue lendo

Síndrome de LYNCH, avanços e desafios

Benedito Mauro Rossi é o convidado de Ponto&Contraponto em Oncogenética e Oncologia de Precisão, sob o comando de André Marcio Murad e José Claudio Casali. Em pauta, a síndrome de Lynch, como identificar indivíduos e famílias afetados? Como estão os registros no Brasil? Assista na TV Onconews

Continue lendo

Médico oncologista faz alerta para altos índices de Radônio, gás cancerígeno em BH

Dr. André Murad Cliníco Oncologico Especializado em Belo Horizonte e nos Estados Unidos

Esta semana entrevistei no meu programa do “Canal Noticioso no YouTube”, “Programa Conexão BH”, que está na sua 5a edição, o médico oncologista Dr. André Murad, amigo que tem um curriculo brilhante e serviços prestados à comunidade científica internacional. Convidei o Dr. André para falar dos impactos da imobilidade urbana na saúde do belo-horizontino e ele acabou nos contando de um gás cancerígeno chamado Radônio que está presente em vários bairros da capital agindo silenciosamente sem que a população tenha noção do que está acontecendo.

Continue lendo

LO MEJOR DEL 2018 EN CÁNCER GÁSTRICO

El Dr. André Murad expone lo más destacado en cáncer gástrico del 2018 .
Referencia: ScienceLink

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital