MÍDIA

O que é a oncologia de precisão e como vem revolucionando o tratamento do câncer

Muito em breve, as técnicas e práticas da "oncologia de precisão" substituirão os protocolos tradicionais de tratamento do câncer. Esse processo já está em curso e avança com velocidade muito maior do que você talvez imagine.

Enquanto percorremos esse caminho, é natural que muita gente se pergunte "o que é exatamente a oncologia de precisão ou personalizada" e por que tem sido apontada com um dos maiores avanços da medicina na última década? Em linhas gerais, aqui vai uma explicação.

O câncer, como já dissemos algumas vezes por aqui, é uma doença dos genes. Essa é, sem dúvida, a premissa que guia todo o desenvolvimento da oncologia de precisão, cuja principal aposta está no sequenciamento do DNA.
O grande diferencial desta abordagem portanto, está em seus revolucionários testes genéticos, que oferecem ao médico - sobretudo, ao paciente -, uma série de vantagens na prevenção, no combate e no monitoramento dos mais diversos tipos de tumor.
Comecemos pela #prevenção. Por meio da extensa gama de exames genômicos s e moleculares oferecidos pela Clínica Personal, é possível sequenciar do genoma do paciente a fragmentos do DNA de células cancerígenas. Na prática, o que isso significa? Que o especialista terá a seu alcance uma série de possibilidades hoje distantes das práticas da clínica tradicional, como:
identificação precoce do câncer, antes mesmo que ele se torne visível aos exames de imagem; detecção de síndromes hereditárias que predispõem à doença e consequente adoção de medidas preventivas em benefício do paciente e de seus familiares; substituição de exames invasivos, como a biópsia tradicional, pela biópsia líquida, que permite analisar células tumorais a partir de uma simples amostra de sangue ou saliva.
A qualidade de vida do paciente em #tratamento também é maior. O sequenciamento genômico, afinal, possibilita a elaboração de terapias-alvo - bem mais certeiras no combate aos tumores, e menos tóxicas à pessoa tratada.
O médico, por fim, tem a seu alcance ferramentas que lhe proporcionam construir uma espécie de dossiê do câncer, em que é possível monitorá-lo com incrível assertividade.

Painéis genéticos: o que são, para que servem

Painéis genômicos são testes capazes de detectar a presença de alterações moleculares em genes relacionados a certas doenças ou condições genéticas específicas, como mutações que tornam uma pessoa propensa ao desenvolvimento dos mais variados tumores.

O método utilizado por esse exame é o sequenciamento de DNA, extraído de pequenas amostras de saliva, sangue, células cancerígenas ou mesmo plasma sanguíneo, onde fragmentos de DNA tumoral costumam circular.

Esse material é "lido" por máquinas programadas para a execução de complexos processos computacionais, que constroem para o médico valioso portfólio, útil para as mais diversas finalidades. A técnica mais utilizada é o NGS (sequenciamento de nova geração) e o PCR (leitura por reação de polimerase em cadeia) convencional ou digital. São elas:

Identificação de síndromes
Após criteriosa avaliação clínica de um paciente com câncer, o oncologista pode suspeitar de que a doença tenha raízes genéticas. É aí que entra o painel genômico. O exame pesquisa nesse indivíduo, e em membros de sua família, a existência de mutações ou alterações gênicas associadas ao aparecimento de determinadas neoplasias. De posse dessas informações, o profissional tem seu escopo de atuação sensivelmente ampliado: poderá não só fazer diagnósticos muito mais precoces e seguros, como também planejar e monitorar o tratamento do câncer e mesmo prevenir seu aparecimento, com estratégias variadas como mudança de hábitos de vida, uso de medicamentos preventivos e mesmo através das chamadas “cirurgias redutoras de risco” como, por exemplo a mastectomias (retirada das mamas), colectomias (retirada do intestino grosso), ooforectomias (retirada dos ovários), tiroidectomias (retirada da tireóide) e gastrectomias (retiradas das mamas). Uma vez ciente da existência da síndrome hereditária, o especialista tem ainda a chance de tomar atitudes preventivas que certamente proporcionarão maior longevidade e qualidade de vida aos familiares do paciente em tratamento.

Desenvolvimento de medicamentos-alvo
É a personalização do tratamento oncológico, a chamada - Oncologia de Precisão ou Personalizada. O "dossiê" genético tumoral elaborado pelos paineis possibilita detectar as vulnerabilidades e fraquezas de cada tipo de tumor. A partir disso, torna-se possível criar medicamentos mais eficazes e menos agressivos (com menos efeitos colaterais) - os chamados medicamentos alvo-moleculares e também agentes imunoterápicos, que agem estimulando o próprio sistema imunológico a combater o tumor.

Estabelecimento de prognósticos e análise da agressividade de tumores O perfil genômico delineado pelo exame determinará a pertinência ou não da introdução de tratamentos complementares.

A Clínica Personal conta, hoje, com 6 modalidades de painel genético, que possibilitam o acompanhamento seguro e de alta precisão dos mais variados tipos de câncer.

Novembro Azul: homens devem ser preventivos contra câncer de próstata

OUTUBRO ROSA

Entrevista com o oncologista e pesquisador Dr. André Marcio Murad - Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Diretor da Clínica Personal. Oncologia de Precisão e Personalizada.

O mais comum e o que mais mata. Só no Brasil, o número de casos novos já chega a 58 mil ao ano, com cerca de 14 mil mortes por ano, segundo o Ministério da Saúde. Embora se possa atribuir o crescente aumento da incidência à elevação da expectativa de vida da população (a incidência do câncer de mama aumenta proporcionalmente nas mulheres mais velhas) e à melhoria do acesso, da distribuição e da qualidade dos métodos de diagnóstico, como mamografias, ultrassonografias, punções-biópsia e exames de anatomopatologia, um fator em especial é sinônimo de alerta. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor-clínico da Personal – Oncologia de Precisão e Personalizada e do Laboratório Personal de Genética Molecular de Belo Horizonte André Marcio Murad não tem dúvidas: "Os fatores ambientais causadores da doença se fazem cada vez mais presentes no nosso dia a dia, podendo ser responsabilizados pela ocorrência da grande maioria dos casos".

Continue lendo

Atlas revela como mutações no genoma afetam evolução do câncer

Estudo mostra as muitas faces da doença e abre caminho para criação de novas ferramentas de diagnóstico precoce e tratamentos personalizados

RIO - Num esforço que especialistas apontam como um dos maiores avanços nos últimos anos na chamada medicina de precisão, ou personalizada, contra o câncer – em que o tratamento é guiado pelas características específicas da doença, como seu perfil genético, num determinado paciente -, cientistas suecos divulgaram ontem um novo Atlas de Patologia Humana que mostra como milhares de mutações associadas a 17 dos principais tipos de tumores afetam a produção de proteínas e o metabolismo das células cancerosas, influenciando assim na perspectiva de sobrevida do doente, isto é, seu prognóstico. Com isso, eles esperam não só melhorar ainda mais as terapias individualizadas como abrir caminho para o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico precoce e medicamentos contra os variados tipos de câncer que sejam mais eficientes no ataque aos tumores e, ao mesmo tempo, tenham menos efeitos colaterais.
Continue lendo

Câncer de cabeça e pescoço é o segundo mais comum entre homens

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a segunda mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Anualmente, são quase 23 mil novos casos.

“A incidência desse câncer está diretamente ligada ao vírus HPV, que é o mesmo vírus que se propaga no colo de útero. Ele se propaga por meio de relações sexuais sem preservativo e sem o devido cuidado necessário. Isso está fazendo com que a incidência esteja aumentando muito”, explica o oncologista André Murad.

Câncer: A esperança está na Genética

A prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer sofrem uma profunda mudança em seu paradigma: a Oncologia de precisão e personalizada baseada no perfil genético-molecular dos tumores traz maiores e melhores chances de eficácia, segurança, especificidade e menor toxicidade dos tratamentos, além de detectar a possibilidade de predisposição hereditárias a vários tipos de tumores.

Continue lendo

Primeira Clínica Oncológica de Precisão e Personalizada do Brasil: O futuro da oncologia é presente em BH

cede da clínica personal oncologia, na área hospitalar de Belo Horizonte Minas GeraisSede da Clínica Personal

Confira a matéria da Revista Exclusive sobre a Clínica Personal na integra atravez do link Continue lendo

Cigarro paraguaio pode ser muito mais nocivo à saúde

Hoje em Dia | Cigarro Paraguaio

Quem consome cigarros contrabandeados também corre riscos. Médicos apontam que o produto, na maioria dos casos, possui mais substâncias nocivas do que o normal. Continue lendo

Clínica oncológica mineira inova na aplicação de tecnologia genética para diagnóstico e tratamento do câncer

A descoberta de um câncer abaixo do nível detectável por testes atuais, inclusive por meio de amostras de sangue; o controle da eficácia de um tratamento oncológico; e o monitoramento do possível surgimento de novas mutações de um tumor maligno, são alguns dos benefícios proporcionados pelo uso da técnica de dd-PCR (Reação de Polimerase em Cadeia com tecnologia Digital em gotas) para a realização de diagnóstico e tratamento do câncer. Com o intuito de oferecer o tratamento personalizado do câncer por meio do uso de ferramentas inovadoras na tecnologia do sequenciamento genético, a Clínica Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, por meio de seu laboratório de genética molecular, coloca em funcionamento os primeiros painéis genéticos customizados pela tecnologia dd-PCR no Brasil.

Continue lendo

Conheça algumas orientações do Dr. André Murad sobre tratamentos e causas do câncer:

Acompanhe a Clínica Personal nas mídias sociais

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital