PREVENÇÃO - CHECK-UP ONCOLÓGICO PERSONALIZADO

ANDRÉ MÁRCIO MURAD - DIRETOR CLÍNICO DA PERSONAL

O inédito Programa de Check-Up Oncológico Personalizado visa não só a salvar vidas e reduzira incidência e a mortalidade por câncer mas também a baixar dramaticamente os custos cada vez mais exorbitantes das empresas e planos de saúde com tratamentos oncológicos de pacientes com doença avançada, uma vez que todos os esforços são empreendidos para se prevenir o câncer ou para que ele seja detectado em fase inicial, portanto curado com cirurgia apenas.

Tanto a incidência quanto a mortalidade por câncer têm aumentado em nosso meio. Segu ndo a Organização Mundial da Saú de, a s mortes por câncer aumentaram 31% no Brasil em 15 anos, atingindo a cifra de 223,4 mil no ano 2015, sendo que no início deste século o número de mortes ao ano era de 152 mil. O câncer hoje é a segunda causa de mor tes no País.

Ao contrário do que antigamente se supunha, a predisposição genética é responsável por cerca de 32% dos ca sos dos casos de câncer , e náo apenas por 10 a 15% dos casos. U m estudo publicado recentemente na revista JAMA , com o acompanhamento de 200.000 gêmeos univitelinos e bivitelinos nórdicos por um período médio de 32 anos demonstra u que a incidência de câncer hereditário foi de 32% na média, mas que em determinados tumores como o de próstata, atingiu 54% dos casos. Os tumores mais relacionados foram de os de próstata, pele (incluindo o melanoma), ovário, rim, mama, intestino, e úter o. Além dos fatores genéticos, o câncer pode ser causado por fatores ambientais, portanto potencialmente removíveis ou evitáveis como o tabagismo, a exposição excessiva à luz solar, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, a obesidade, o sedentarismo, a dieta inadequada (rica em gordura animal, gordura trans, alimentos defumados, salgados e artificialmente conservados, enlatados, embutidos, com excesso de carne vermelha e pobre em legumes, verduras, frutas, peixes e grãos). Além destes fatores, agentes ocupacionais como asbesto, solventes orgânicos e anilina também são implicados. Os possív eis ou potenciais fatores devem ser avaliados individualmente para cada cliente, sendo então elaborado um programa para a remoção ou atenuação dos mesmos como, por e xemplo, o tratamento para abandono do tabagismo com ou sem uso de drogas específicas para este fim, ou o programa de recondicionamento alimentar e prática de exercícios físicos regulares . Mod ernos programas de informática específicos para o cálculo de r isco para vários tumores, podem utilizados. Paralelamente, os clientes serão submetidos periodicamente aos exames de rastreamento para diagnóstico precoce, também escolhidos após o conhecimento dos riscos individuais de cada cliente.

As tecnologias a tuais permitem a rápida e precisa identificação das síndromes de predisposição genética ao câncer através de painéis específicos de análise de múltiplos genes, que uma vez alterados em sua estrutura, número ou função, podem determinar o aperecimento de u m ou mais tipos de câncer e muitas vezes em idade mais precoce que a usual.

No “Check up Oncológico” PERSONALIZADO da Clínica Personal, os clientes são submetidos individualmente a uma identificação clínica , ambiental e familial de sua suscetibilidade a cânceres e, a partir daí, é instituída uma série de medidas preventivas e de rastreamento para sua detecção precoce, além d e um acompanhamento periódico.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

Baixar

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital