OUTUBRO ROSA: SÉRIE DE LIVES LEVARÁ INFORMAÇÕES DIRETAMENTE PARA A CASA DAS MULHERES

#

Para especialistas, crescimento do diagnóstico tardio, em 2020, repercutirá em maiores taxas de mortalidade por câncer de mama

Em tempos de pandemia, as ações do Outubro Rosa para a conscientização do câncer de mama serão apresentadas no formato preferido do momento: lives no Instagram. Na Personal Oncologia de Precisão, sete palestras serão realizadas ao vivo pela rede social, ao longo do mês, com a participação de especialistas em oncologia, mastologia e de mulheres que passaram pelo tratamento.

O objetivo é abordar os diversos aspectos do enfrentamento à doença, incluindo prevenção personalizada, primária e secundária, rastreamento, diagnóstico precoce, tratamento personalizado e síndromes de predisposição. Os grupos de apoio, assim como a experiência das mulheres que passaram pelo tratamento, também serão destaques.

Para 2020, o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar – INCA prevê o registro de 6.650 novos casos. Somente em 2018, foram 3.984 óbitos, conforme o Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM. Para especialistas da área, neste ano, é esperado também um crescimento do diagnóstico tardio, o que deverá repercutir em maiores taxas de mortalidade no futuro.

De acordo com o Diretor Executivo da Personal Oncologia, Dr. André Márcio Murad, exatamente por isso, este ano, a campanha tem um peso ainda maior. “Muitas mulheres deixaram de realizar as consultas de rotina e exames de rastreamento devido às restrições da quarentena. Não podemos trocar uma doença pela outra. O câncer é uma doença cujo sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico precoce.”, alerta.

Os impactos já são perceptíveis. A pandemia de covid-19 cancelou 70% das cirurgias de câncer no Brasil, entre 11 de março e 11 de maio, o equivalente a 116 mil procedimentos, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - SBCO. Pelo menos 50 mil diagnósticos por mês deixaram de ser feitos desde o início da pandemia, de acordo com dados da a Sociedade Brasileira de Patologia – SBP.

PROGRAMAÇÃO LIVES OUTUBRO ROSA PERSONAL ONCOLOGIA DE PRECISÃO

>>Ao vivo, no IG do Instagram @personaloncologia


1/10, Quinta-feira – Dr. André Márcio Murad - Prevenção e rastreamento personalizado do câncer de mama em mulheres como Síndromes Hereditárias de Predisposição

Se uma mulher tiver câncer significa que as outras mulheres da família terão a doença? O oncogeneticista falará sobre isso e explicará o que são as síndromes de predisposição ao câncer, destacando as ações de prevenção personalizadas para mulheres que carregam no próprio DNA as mutações que predispõem ao desenvolvimento da doença.

>> Dr. André Márcio Murad: Oncogeneticista, diretor Executivo da Clínica Personal Oncologia de Precisão e Personalizada e Oncogeneticista no Centro de Câncer Brasília – Cettro, pesquisador e professor da UFMG .

5/10, Segunda-feira - Dr. Thadeu: Prevenção primária e secundária do câncer de mama

O médico explicará a diferença entre prevenção e rastreamento, informando quais ações são indicadas para cada um. Também falará sobre fatores de risco e quais mulheres devem realizar um rastreamento e prevenção personalizados.

>>Dr. Thadeu Rezende Provenza: Mastologista, Cirurgião Plástico, fundador da Asprecam e criador da Mamamiga

08/10, quinta-feira – Denise Torquato: Eu venci o câncer de mama aos 32 anos de idade

A advogada Denise Torquato compartilhará sua experiência de diagnóstico e tratamento do câncer de mama em idade tão precoce, e contará sua jornada desde então na missão de informar sobre a doença. >>>Denise Torquato: Advogada, vice-Presidente da Comissão OAB Vai à Escola. Diretora @direitonaescola. Pré-candidata à Vereadora. Em 2015, com apenas 32 anos, passou por um tratamento de câncer de mama, o que incluiu 2 cirurgias sendo uma para retirada do nódulo e outra para o esvaziamento axilar, 16 quimioterapias, 32 radioterapias e uso do tamoxifeno. Nessa caminhada, encontrou na luta pelo direito à saúde, uma vocação.

9/10, sexta-feira Mônica Bessa, Presidente da ASPRECAM: A importância do trabalho dos grupos de acolhimento na luta contra o câncer de mama

A presidente da ASPRECAM falará sobre o trabalho realizado na entidade para o acolhimento de mulheres em tratamento, abordando também projetos e parcerias existentes. >> Mônica Bessa: Dentista da Secretaria Estadual de Saúde MG e supervisora de saúde do SESI-MG. Bióloga. Atual presidente da OSCIP Associação de Prevenção do Câncer na Mulher – ASPRECAM 13/10, terça-feira - Raquel Bitencourt, voluntária ASPRECAM: Live Juntas e informadas somos mais fortes para vencer o câncer

A voluntária Raquel Bitencourt compartilhará sua experiência de diagnóstico e enfrentamento à doença, contará sobre o trabalho realizado como voluntária na ASPRECAM e também sobre seu livro Mochila de Perguntas.

>> Raquel Bitencourt: Psicóloga especializada em Psicopedagogia, Saúde Mental – Família e Comunidade e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Voluntária na Asprecam e palestrante nos movimentos em prol da prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer. Autora do livro Mochila de Perguntas: informações sobre o câncer ao alcance dos pequenos e dos grandes.

19/10, segunda-feira - Dr. Clécio Lucena - Cirurgia Profilática Preventiva e Cirurgias de Reconstrução da mama

O especialista falará sobre as cirurgias de reconstrução mamária, diferenciando-as das chamadas cirurgias profiláticas, que são realizadas antes do aparecimento de tumores em mulheres com síndrome de predisposição genética, justamente, para evitar o desenvolvimento da doença. Esse tipo de cirurgia, que ficou conhecido em 2011 – quando a atriz Angelina Jolie anunciou a retirada das mamas –, hoje já faz parte da oncologia preventiva brasileira.

>>Dr. Clécio Lucena: Professor Adjunto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG - Membro do Setor de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG - Coordenador do Setor de Mastologia do HCUFMG - Professor Emérito da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

29/10, Quinta-feira, 19h30 - Dra. Juliana Carneiro e Dr. José Cláudio Casali - Exames genéticos moleculares para prevenção, diagnóstico e Os especialistas irão destacar os avanços nos testes genéticos que permitem – por meio de análise de sangue, saliva ou tecido do tumor – realizar ações de prevenção antes do desenvolvimento do câncer, fazer diagnóstico, tratamentos e prognósticos personalizados.

>>Dra. Juliana Carneiro: Bióloga, Doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular, diretora Técnica do Laboratório Personal Diagnósticos Moleculares de Precisão.

>>Dr. José Cláudio Casali: Médico Doutorado em Oncogenética e Pós-Doutorado em Farmacogenética.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital