Estudo mostra viabilidade de detecção precoce do câncer com exame de sangue

Com hábitos de vida saudáveis garantimos que o corpo poderá combater novas ameaças com toda capacidade Detecção de câncer por exame de sangue poderia significar mais qualidade de vida e celeridade no tratamento do paciente oncológico.

Foram coletados até 80 ml de sangue de cada um dos 15 254 participantes da América do Norte; Estudos subsequentes comprovarão a aplicação clínica da tecnologia

Imagine poder diagnosticar o câncer precocemente por meio de uma simples coleta de sangue...A realização dessa possibilidade seria um grande avanço para a oncologia resultando em celeridade para o tratamento, em mais qualidade de vida e num processo menos dolorido e penoso para o paciente oncológico.

A boa notícia é que isso já está em andamento para se tornar realidade. Pesquisadores desenvolveram o primeiro exame de sangue que pode detectar com precisão mais de 50 tipos de câncer e identificar em qual tecido o câncer se originou - geralmente antes de haver sinais ou sintomas clínicos da doença.

No estudo publicado na revista Annals of Oncology, os pesquisadores mostraram que o teste tem uma taxa de falso positivo de 0,7% para detecção de câncer. O teste foi capaz de prever o tecido em que o câncer se originou em 96% das amostras e foi preciso em 93%./b>

Foram coletados até 80 ml de sangue de cada um dos 15 254 participantes: 8584 (56%) com câncer e sem 6670 (44%) sem câncer, de 142 locais na América do Norte.

Os pesquisadores descobriram que o desempenho do classificador era consistente nos conjuntos de treinamento e validação, com uma taxa de falsos positivos de 0,7% no conjunto de validação. A verdadeira taxa positiva foi de 43,9% para todos os tipos de câncer no estudo em três estágios clínicos.

Em 12 cânceres pré-especificados, a verdadeira taxa positiva foi de 39% no estágio I, 69% no estágio II, 83% no estágio III e 92% no estágio IV. Em todos os mais de 50 tipos de câncer, as taxas correspondentes foram de 18%, 43%, 81% e 93%, respectivamente.

Os dados seguem agora para validação clínica e estudos de utilidade e para um estudo em que os resultados serão devolvidos aos prestadores de cuidados de saúde e pacientes. Esses resultados apoiam a viabilidade de empregar essa análise de metilação direcionada do cfDNA em ensaios clínicos em andamento na população de uso pretendido para a detecção precoce do câncer.

Fonte:Anais da Oncologia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital