Como funcionam as vacinas de RNA mensageiro (mRNA) para a prevenção da covid-19

# -->

Com confirmação de eficácia em mais de 95%, governos de vários países já negociam compra de lotes dessas vacina

Com o avanço das pesquisas que comprovam a eficácia de algumas das vacinas contra Covid-19 e o início das negociações para a aquisição dessas vacinas, muito tem se falado sobre o tema. São duas as vacinas de mRNA, uma desenvolvida pela farmacêutica Moderna, dos EUA, com 94,5% de eficácia; e a outra pela também norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech, com capacidade de imunização de até 95%. Confira agora os esclarecimentos do nosso diretor executivo Dr. André Murad, que é Médico Oncologista Pós-Doutor em Genética, sobre o que é e como funciona uma vacina de mRNA.

O que são as vacinas As vacinas de mRNA contra Covid-19?

Nada mais são do que pedaços da fita de RNA do vírus da COVID-19 que fornecem instruções para que nossas células sintetizem um tipo inofensivo de proteína do vírus chamada de "proteína de espícula". A proteína de espícula ou “spike” é encontrada na superfície do vírus que causa a COVID-19 (o SARS-CoV-2).

Como são administradas nos indivíduos?

As vacinas de mRNA COVID-19 são administradas no músculo do braço. Uma vez que as instruções (mRNA) estejam dentro das células musculares, as células as usam para fazer o pedaço de proteína.

Como agem no nosso organismo?

Depois que o pedaço de proteína é feito, as células decompõem as instruções e se livram delas. Em seguida, as células passam, então, a exibir essa proteína em sua superfície. Com isso, nosso sistema imunológico desenvolve a capacidade de reconhecer que a proteína não pertence a esse local e começa a construir uma resposta imunológica e a produzir anticorpos, como o que acontece na infecção natural contra COVID-19, assim como linfócitos do tipo T que também vão combater os vírus que porventura ameacem nos infectar.

Todas estas etapas fazem, então, com que nosso organismo aprenda como se proteger contra infecções futuras.

Qual principal diferencial dessas vacinas?

O benefício das vacinas de mRNA, como todas as vacinas, é que os indivíduos vacinados ganham essa proteção sem nunca correr o risco adoecer em virtude da infecção pelo vírus COVID-19 e suas eventuais consequências.

Fatos relevantes sobre as vacinas de mRNA COVID-19:

· Elas não podem causar a infecção por COVID-19 nos vacinados pois não usam o vírus vivo ou mesmo inativado que causa a COVID-19.

· As vacinas de mRNA de maneira alguma afetam ou interagem com nosso DNA, pois nunca entram no núcleo das nossas células, onde fica o nosso DNA (material genético). As células se quebram e se livram do mRNA logo depois de terminar de usar as suas as instruções.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital