Conheça os alimentos que devem ser acrescidos e os que devem ficar fora de uma dieta preventiva do câncer

Alimentos Cancerigenosnos Erros alimentares levam ao consumo de substâncias cancerígenas

Pesquisas demonstram que os erros alimentares e o consumo exagerado de substâncias potencialmente cancerígenas podem ser responsáveis por cerca de 40% dos casos dos cânceres existentes.

Uma dieta rica em calorias, gordura saturada e proteína animal e pobre em fibra vegetal é relacionada ao surgimento de tumores de mama, endométrio, próstata, intestino grosso e vesícula biliar.

Carnes artificialmente conservadas, especialmente as salgadas e defumadas, como a carne de sol e o bacon causam câncer de estômago e esôfago.Admite-se que os aditivos alimentares à base de nitratos possam ser transformados em nitritos carcinogênicos pela flora bacteriana anaeróbica que coloniza o estômago especialmente de pacientes portadores de gastrite atrófica. Felizmente, nos últimos anos, houve uma acentuada redução (75%) no emprego de nitratos e nitritos como conservantes de alimentos.

Uma dieta rica em fibras vegetais, por outro lado, reduz a absorção intestinal de estrógenos, eliminados das vias biliares. Adicionalmente, o consumo de soja e seus produtos também parece reduzir a incidência do câncer de mama, possivelmente pela alta concentração dos chamados fitoestrógenos. Esse tipo especial de estrógeno vegetal parece atuar no tecido mamário como um antagonista ao efeito cancerígeno dos estrógenos naturais.

Portanto, uma dieta adequada para a redução do risco do câncer deve ter baixo teor calórico e pobre em proteína e gordura animais e rica em soja e seus produtos, além de frutas, legumes e verduras, especialmente brócolis, repolho, couve-flor, couve e frutas cítricas.

Entretanto, devemos salientar que o consumo de altas doses de substâncias como as vitaminas A e E ou beta caroteno, como suplemento alimentar ou mesmo em forma de medicamentos não é recomendado.

Não existem dados na literatura que sugiram qualquer efeito preventivo dessa conduta.

Ao contrário, ensaios clínicos utilizando doses elevadas de vitamina E e beta caroteno em pacientes fumantes, com a finalidade de reduzir a incidência de câncer de pulmão demonstraram mesmo um efeito oposto, qual seja, um pequeno mas, preocupante incremento do risco.

Nitrosaminas

Nitrosaminas podem causar cancro em animais e humanos. Por exemplo, nitrosaminas podem ser produzidas no fumo do tabaco pela reação da nicotina e outros compostos com nitrito no tabaco. Muitas das nitrosaminas são cancerígenas em um vasta variedade de espécies, um indício que eles podem ser cancerígenos em humanos. Mudanças sutis na estrutura das nitrosaminas produzem cancro em vários órgãos.

Essas substâncias podem ser produzidas no ser humano e em outros mamíferos sob condições ácidas existentes no estômago pela reação do nitrito e aminas secundárias, compostos que são encontrados em remédios, substâncias químicas industriais e agrícolas. Ácido ascórbico (vitamina C) ou compostos similares (eritorbato) são adicionados ao bacon, preservando carnes e salsichas conservadas para reduzir a formação de nitrosaminas nesses alimentos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

© 2017 Personal Oncologia de Precisão e Personalizada | Zayin Agência Digital